Como fazer um jardim fácil e barato.

O jardim é uma parte da casa que muitas pessoas não dão tanta importância na hora de decorar, muito pelo contrário, normalmente ele é tratado como depósito de coisas inúteis. Porém ter um quintal bem arrumado valoriza bastante o aspecto de sua casa, ainda mais com a ajuda de um belo jardim.

Para se fazer um jardim bonito não é preciso gastar muito dinheiro e tão pouco contratar um jardineiro. Você mesmo pode fazer um jardim simples, bonito e barato com a ajuda das dicas que daremos a seguir.

Apesar de parecer simples, existem diversas formas diferentes que podemos usar para montar um jardim. Alguns simples e baratos, outros mais luxuosos e consequentemente caros.

Como montar um jardim:

6d65d9d200f3b68a1c837666dcc9bbdf

Em primeiro lugar você deve decidir como será o estilo de seu jardim e quais plantas irá utilizar. Não adianta querer plantas todos os tipos de flores e folhagens existentes, pois certamente não ficará algo agradáveis para os olhos. O jardim não deve ser entupido de plantas, lembre-se que as vezes a simplicidade deixa as coisas melhores.

Tratando a terra

Uma vez planejado e delimitado a área do jardim você deve tratar a terra, pois geralmente será necessário adubar o solo para que as plantas cresçam mais saudáveis, bonitas e rapidamente.

Escolha a planta ideal

Não adianta querer plantar uma sequoia em um jardim pequeno. Escolha bem as plantas que melhor se adéquem ao tamanho do espaço.

Ideias de decoração de jardim

Utilizar apenas pedras e gramado pode ser uma excelente opção para ter um jardim bem clean, bonito e fácil de manter. Basta escolher o tipo certo de grama, inserir algumas pedras fazendo um desenho, ou até mesmo um caminho, e acrescentar algumas plantas decorativas para ter um jardim lindo. Antes de utilizar a grama devemos observar as condições do terreno. Alguns terrenos são totalmente sombreados, baixa incidência de sol e, nestes casos é recomendado a utilização de uma grama de baixa fotossíntese, que comumente são utilizadas a Grama Ph.D (azevem) Grama São Carlos e Grama Preta. Tratando-se de terreno semi-sombreado, onde haverá incidências de sol na parte da manha ou na parte da tarde, tais condições favorecem o desenvolvimento da Grama Esmeralda e a Grama Bermudas. Nos terrenos onde a incidência de sol é constante, recomendamos a grama Batatais e Bermudas.

Área totalmente sombreada: Grama São Carlos, Grama Ph.D (azevém) e Grama Preta

Área parcialmente sombreada e com pisoteios: Grama Esmeralda e Grama Bermudas

Área parcialmente sombreada sem pisoteios: Grama Bermudas e Grama Esmeralda

Área pleno sol: Grama Bermudas e Grama Batatais

seixos-para-jardim-17

Quais a diferenças entre as gramíneas?

A diferença entre as gramíneas se dá primeiramente pela coloração, crescimento, perfilhamento, resistência e peculiaridades.

Das especies citadas, a Grama Ph.d (azevém) tem um baixo custo, alta manutenção de podas e não é exigente a solos ricos, podendo ser semeada em solos mais fracos. Já a grama São Carlos tem um custo mais alto, manutenção mediana e necessita de um solo de boa qualidade e que, em dias mais quentes e secos sejam irrigadas esporadicamente em épocas muito quentes e seca, outro fator importante é a sua excelência em resistir a pisoteios moderados.

A Grama Esmeralda, amplamente utilizadas em jardins e, sua multiplicação sendo unica e exclusiva por tapetes, desenvolve moderadamente, possui baixa incidência de manutenção e um alto custo de implantação, muito exigente a solos férteis, necessita irrigação em épocas de estiagem, caso não ocorra suas folhas amarelam com muita rapidez. Não suporta pisoteio, baixo perfilhamento e multiplicação caso sofra arranque, ideal para jardins que terá passarelas.

Grama Bermudas, amplamente utilizada em jardins, baixo custo por poder ser semeada por sementes, media manutenção, solos medianos de preferência com Ph neutro, baixa necessidade de irrigação podendo resistir por muito tempo a secas severas, resistente a laminação d´agua, resistente a pisoteios severos, rápido perfilhamento e regeneração caso sofra arranques. Corte apartir de 3 cm podendo ser mantido um tapete sempre verde. Gramínea de categoria seda, não apresenta pilosidades e desta forma ideal para gramados onde será praticado esportes, jardins para crianças e animais, campo de golf, playground, praças e campos.

Grama Batatais, utilizada em taludes, barrancos, encostas devido ao seu enraizamento ajudar na contenção do solo. Baixo custo podendo ser semeada por sementes, alta manutenção em períodos chuvosos, desenvolve bem em solos fracos, de baixa fertilizada. Moderada necessidade de irrigação, caso não seja irrigado em tempos de estiagem a gramínea sessa seu crescimento e caso a estiagem seja intensa a mesma iniciara amarelamento. Crescimento de ate 45 cm, folhas com pilosidade intensa, raramente utilizada em campo de futebol devido sua rusticidade e crescimento. Utilizada em praças devido ao custo porem devido a alta manutenção não será compensatório. Apreciada por equinos e bovinos,

Uma dica para manter os seixos (pedras brancas utilizadas na decoração) sempre branquinhas é utilizar uma malha permeável entre o solo e o seixo, esta malha possui baixo valor e uma boa durabilidade caso não sofra pisoteios ou que utilize equipamentos perfurantes. Desta forma, ao irrigar o seixo não irá se sujar com a terra.

O ideal também é utilizar uma borracha limitadora, para que limite o crescimento horizontal da grama e assim a mesma respeite o desenho almejado. Caso a grama transpasse a borracha é ideal fazer a poda.

 

Para adquirir suas sementes de grama, visite https://www.sementesarbocenter.com.br/sementes-de-grama

Deixe um comentário